terça-feira, 12 de abril de 2016

PLANO DA ELETIVA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE ARTICULAÇÃO REGIONAL
                          ESCOLA ESTADUAL “JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO”
PROGRAMA ENSINO INTEGRAL


EMENTA DA DISCIPLINA ELETIVA:   “HISTÓRIA E ORIGAMI"    
PROFESSORES:
Sueli Silveira de Oliveira/ Darci de Souza Moret– parceria História prof Cacilda, Mat. Profª Keyla- ciências profª Solange-
TEMA GERADOR:
Língua Portuguesa , Matemática, História e ciências.
PUBLICO ALVO:
Alunos do Ensino Fundamental II
ÁREA DE CONHECIMENTO:
Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa)  - Matemática- ciências da natureza- e Humanas
PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO:
 1º semestre de 2016

·             EMENTA:


A partir de uma história contada, papel dobrado, o mundo se desdobra.
O mundo encolhe e a mente se expande, portas se abrem, línguas se misturam. O Japão vem à sala de aula e o aluno vai ao mapa.
As letras se transformam em cada dobra com movimentos, cenários, adereços e criação de histórias em grupo.

JUSTIFICATIVA: Este projeto pretende levar aos alunos o conhecimento e familiarização com a técnica do Origami, valorizando as atividades manuais com diversos tipos de papel e medidas.  Além disso, ajudar na formação estrutural cognitiva do aluno.
Trabalhando em interdisciplinaridade, serão explorados os conhecimentos relacionados às disciplinas, priorizando a base nacional comum.
 Na matemática, estudar geometria de forma lúdica e significativa, identificando e classificando as figuras geométricas determinadas através das dobras e desdobras nos papéis semelhantes a figuras, ângulos, planos e retas.
Em português, usará as dobraduras criadas como temas para produção dos diversos gêneros textuais.
Na geografia conhecerão a cultura do Japão e sua influência na técnica de dobrar papel.  
 Em ciências a abordagem será sobre a questão ambiental, reaproveitamento do papel de diversos tipos, a importância do ar  e a confecção de  cata vento.
O educando, no projeto,  será influenciado e estimulado a desenvolver e manter, com afinco,  o seu projeto de vida em elaboração..
OBJETIVO GERAL:

·             Possibilitar aos alunos o conhecimento de como e quando surgiu a técnica do origami e qual a sua importância para o projeto de vida;

·             E através desse conhecimento, apresentar painéis com dobraduras e contação de historias  desenvolvendo assim  a criatividade e a coordenação motora;

·              Melhorar o rendimento dos alunos  em produção de texto e leitura de textos instrucionais.

·             Ler diagramas;

·             Conhecer,  reconhecer e facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos geométricos;

·             Despertar a paciência,  a organização, limpeza, e assiduidade dos alunos participantes,

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

·             Aprender a fazer brinquedos, animais, roupas através da arte de dobrar;
·             Conhecer e reconhecer  figuras geométricas no seu cotidiano: caderno de matemática volume 2 - 7º ano  
·             Reconhecer a importância do ar e a poluição atmosfera; caderno de ciências volume 1, 6º ano
·             Conhecer a história do origami.
·             Apresentação dos trabalhos ao final do semestre com a Culminância preparada pelos alunos e propiciar aos visitantes atividades com dobradura.



 METODOLOGIA DE ENSINO:  
              Aulas expositivas e dialógicas ( com recursos visuais dos diagramas, e imagens)
              Textos informativos e instrucionais.
              Trabalhos individuais e em grupo
              Confecção de dobraduras
              Fotografar as etapas do projeto.
              Narrar ou contar estórias através de alguns feitos, sobre animais eles conhecem e em seguida os mesmos iram montar suas próprias historias.
 Ainda, como recurso metodológico, proporcionar a exploração de conceitos geométricos, espacial, estimula a criatividade, desenvolve a percepção e discriminação de forma, posição e tamanho, além de promover o refinamento do senso estético dos jovens, através das noções de proporção e harmonia, e cultivar a paciência, a determinação e a perseverança, tão importantes academicamente, e em nossa vida como um todo.



MATERIAIS/EQUIPAMENTOS/ RECURSOS

·             Papel  para dobradura
·             Papel sulfite colorido
·             Papel sulfite branco
·             Cartolina
·             Régua
·             Tesoura
·             Cola
·             Caneta hidrocor , lápis de cor , giz de cera
·             Fita adesiva - larga e transparente
·             Máquina digital
·             Data show
·             Computador.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

Os alunos serão avaliados em quatro momentos:

-  Participação e desenvolvimento das atividades práticas. (0 à 2,0)
-  Produção de textual. (0 á 3,0)
- Contação da história produzida.  (0 á 2,0)
- Organização da culminância. ( 0 á 3,0)


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

       Na disciplina de Língua Portuguesa
- Desenvolver  trabalhos de pesquisa, com avaliações acerca dos textos elaborados pelos alunos,  avaliando a gramática , ortografia, sequência lógica das produções
Adaptar textos em diferentes linguagens relacionar os personagens através da dobradura.
     
Na disciplina de Matemática.
       Na disciplina de Matemática.
• Saber reconhecer a semelhança entre figuras planas, a partir da igualdade das medidas dos ângulos e da proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes • Saber identificar triângulos semelhantes e resolver situações-problema envolvendo semelhança de triângulos
• Compreender e saber aplicar as relações métricas dos triângulos retângulos, particularmente o teorema de Pitágoras, na resolução de problemas em diferentes contextos. 
• Compreender o significado das razões trigonométricas fundamentais (seno, cosseno e tangente) e saber utilizá-las para resolver problemas em diferentes
 Contextos
• Compreender a ideia de medida de um ângulo (em grau), sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos • Compreender e identificar simetria axial e de rotação nas figuras geométricas e nos objetos do dia a dia • Saber calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo e estender tal cálculo para polígonos de n lados • Saber aplicar os conhecimentos sobre a soma das medidas dos ângulos de um triângulo e de um polígono em situações práticas • Saber identificar elementos de poliedros e classificar os poliedros segundo diversos pontos de vista • Saber planificar e representar (em vistas) figuras espaciais


- Disciplina de Ciências :
         - Ler, interpretar e representar por meio de diferentes linguagens sobre a direção do vento.



CULMINÂNCIA:  
·             Exposição  dos trabalhos realizados pelos alunos ( livro sanfonado, contação de historias, apresentação de cartazes e quadros com animais, roupas e objetos variados.



REFERÊNCIAS: ( Para o Professor)
São Paulo Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo  linguagens, códigos e suas tecnologias

 
http://en.origami-club.com/


REVISTA PROJETOS ESCOLARES ESPECIAL  – DOBRADURAS – EDITORA ON LINE – ANO 4 ,Nº 18


8 comentários: