SUBSECRETARIA DE ARTICULAÇÃO REGIONAL
ESCOLA
ESTADUAL “JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO”
PROGRAMA ENSINO INTEGRAL
|
||
EMENTA DA
DISCIPLINA ELETIVA: “HISTÓRIA E ORIGAMI: UMA COMBINAÇÃO
PERFEITA”
|
||
PROFESSORES:
|
Sueli Silveira de Oliveira/ Darci Moret– parceria
História prof Cacilda, Mat. Profª Keyla- ciências profª Solange-
|
|
TEMA GERADOR:
|
Língua Portuguesa , Matemática, História e
ciências.
|
|
PUBLICO ALVO:
|
Alunos do Ensino Fundamental II
|
|
ÁREA DE CONHECIMENTO:
|
Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa) - Matemática- ciências da natureza- e
Humanas
|
|
PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO:
|
1º
semestre de 2016
|
|
·
EMENTA:
A partir de uma história
contada, papel dobrado, o mundo se desdobra.
O mundo encolhe e a mente
se expande, portas se abrem, línguas se misturam. O Japão vem à sala de aula
e o aluno vai ao mapa.
As letras se transformam
em cada dobra com movimentos, cenários, adereços e criação de histórias em
grupo.
|
||
JUSTIFICATIVA: Este
projeto pretende levar aos alunos o conhecimento e familiarização com a
técnica do Origami, valorizando as atividades manuais com diversos tipos de
papel e medidas. Além disso, ajudar na
formação estrutural cognitiva do aluno.
Trabalhando
em interdisciplinaridade, serão explorados os conhecimentos relacionados às disciplinas,
priorizando a base nacional comum.
Na matemática, estudar geometria de forma
lúdica e significativa, identificando e classificando as figuras geométricas
determinadas através das dobras e desdobras nos papéis semelhantes a figuras,
ângulos, planos e retas.
Em
português, usará as dobraduras criadas como temas para produção dos diversos
gêneros textuais.
Na
geografia conhecerão a cultura do Japão e sua influência na técnica de dobrar
papel.
Em ciências a abordagem será sobre a questão ambiental, reaproveitamento do papel de diversos tipos, a importância do ar e a confecção de cata vento.
O
educando, no projeto, será
influenciado e estimulado a desenvolver e manter, com afinco, o seu projeto de vida em elaboração..
OBJETIVO GERAL:
·
Possibilitar
aos alunos o conhecimento de como e quando surgiu a técnica do origami e qual
a sua importância para o projeto de vida;
·
E
através desse conhecimento, apresentar painéis com dobraduras e contação de
historias desenvolvendo assim a criatividade e a coordenação motora;
·
Melhorar o rendimento dos alunos em produção de texto e leitura de textos
instrucionais.
·
Ler
diagramas;
·
Conhecer,
reconhecer e facilitar o processo
de ensino-aprendizagem dos conceitos geométricos;
·
Despertar
a paciência, a organização, limpeza, e
assiduidade dos alunos participantes,
|
||
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO -
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:
·
Aprender a fazer brinquedos, animais, roupas
através da arte de dobrar;
·
Conhecer e reconhecer figuras geométricas
no seu cotidiano: caderno de matemática volume 2 - 7º ano
·
Reconhecer a importância do ar e a poluição
atmosfera; caderno de ciências volume 1, 6º ano
·
Conhecer a história do origami.
·
Apresentação dos trabalhos ao final do
semestre com a Culminância preparada pelos alunos e propiciar aos visitantes
atividades com dobradura.
|
||
METODOLOGIA DE ENSINO:
•
Aulas
expositivas e dialógicas ( com recursos visuais dos diagramas, e imagens)
•
Textos informativos e instrucionais.
•
Trabalhos individuais e em grupo
•
Confecção de dobraduras
•
Fotografar as etapas do projeto.
•
Narrar ou contar estórias através de alguns
feitos, sobre animais eles conhecem e em seguida os mesmos iram montar suas
próprias historias.
Ainda, como recurso metodológico,
proporcionar a exploração de conceitos geométricos, espacial, estimula a
criatividade, desenvolve a percepção e discriminação de forma, posição e
tamanho, além de promover o refinamento do senso estético dos jovens, através
das noções de proporção e harmonia, e cultivar a paciência, a determinação e
a perseverança, tão importantes academicamente, e em nossa vida como um todo.
|
||
MATERIAIS/EQUIPAMENTOS/
RECURSOS:
·
Papel para
dobradura
·
Papel sulfite colorido
·
Papel sulfite branco
·
Cartolina
·
Régua
·
Tesoura
·
Cola
·
Caneta hidrocor , lápis de cor , giz de cera
·
Fita adesiva - larga e transparente
·
Máquina digital
·
Data show
·
Computador.
|
||
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Os alunos serão avaliados em
quatro momentos:
- Participação e desenvolvimento das
atividades práticas. (0 à 2,0)
- Produção de textual. (0 á 3,0)
- Contação da história
produzida. (0 á 2,0)
- Organização da
culminância. ( 0 á 3,0)
|
||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Na
disciplina de Língua Portuguesa
- Desenvolver trabalhos de pesquisa, com avaliações acerca
dos textos elaborados pelos alunos, avaliando a gramática , ortografia,
sequência lógica das produções
Adaptar textos em diferentes linguagens relacionar os
personagens através da dobradura.
Na disciplina de Matemática.
Na
disciplina de Matemática.
• Saber reconhecer a
semelhança entre figuras planas, a partir da igualdade das medidas dos
ângulos e da proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes •
Saber identificar triângulos semelhantes e resolver situações-problema
envolvendo semelhança de triângulos
• Compreender e saber
aplicar as relações métricas dos triângulos retângulos, particularmente o
teorema de Pitágoras, na resolução de problemas em diferentes contextos.
• Compreender o significado
das razões trigonométricas fundamentais (seno, cosseno e tangente) e saber
utilizá-las para resolver problemas em diferentes
Contextos
• Compreender a ideia de
medida de um ângulo (em grau), sabendo operar com medidas de ângulos e usar
instrumentos geométricos para construir e medir ângulos • Compreender e
identificar simetria axial e de rotação nas figuras geométricas e nos objetos
do dia a dia • Saber calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um
triângulo e estender tal cálculo para polígonos de n lados • Saber aplicar os
conhecimentos sobre a soma das medidas dos ângulos de um triângulo e de um
polígono em situações práticas • Saber identificar elementos de poliedros e
classificar os poliedros segundo diversos pontos de vista • Saber planificar
e representar (em vistas) figuras espaciais
- Disciplina de Ciências :
-
Ler, interpretar e representar por meio de diferentes linguagens sobre a
direção do vento.
|
||
CULMINÂNCIA:
·
Exposição
dos trabalhos realizados pelos alunos
( livro sanfonado, contação de historias, apresentação de cartazes e quadros
com animais, roupas e objetos variados.
.
CRONOGRAMA:
Fevereiro
15/02= Reunião de Planejamento para organização das
Disciplinas Eletivas,
26/02=
Divulgação e escolha das Disciplinas Eletivas.
Março
04/03= Apresentação da Eletiva, aprendendo
a ler diagrama, a história do origami e início do primeiro trabalho com
origami (camisa masculina e blusa feminino)
11/03=
aprendendo a fazer fantoches de
origami e produzir a história para ser contada.
18/03= aprendendo a ler o diagrama dos animais;
sapo, gato, urso.
25/03= mundo aquático representado através de um
quadro .
Abril
01/04=aula
de ciências – o ar ( fabricar um cata-vento e relatar o que aprendeu na aula
de ciências)
08/04=
Leitura da História da menina de Horoshima. Aprender a fazer diversos pássaros, mas
focar no tsurru que é o mais famoso pássaro do Japão.
15/04=Continuar
dobrando tsuru que fará parte da culminância. .
22/04=
Os gatos. Construir histórias sobre eles. e construir o livro sanfonado
29/04=
. Confeccionar o livro sanfonado com
as história do gato.
Maio
06/05=.
Produzir histórias e poemas sobre os
animais.
13/05=
Elaborar o livro sanfonado com as
historias e poemas dos animais.
20/05=
Aula de matemática. A geometria e seu cotidiano. Origami e as diversas formas geométricas.
27/05=
Preparação para a culminância. Preparação do quadro mundo dos animais
aquáticos.
Junho
03/05=Culminância
EQUIPE DE ELABORAÇÃO:
Profª Sueli Silveira de Oliveira, Profª Darci de Souza Moret de Santis
|
||
REFERÊNCIAS: ( Para o Professor)
São Paulo Secretaria da Educação. Currículo do
Estado de São Paulo linguagens,
códigos e suas tecnologias
http://en.origami-club.com/
REVISTA PROJETOS ESCOLARES ESPECIAL – DOBRADURAS – EDITORA ON LINE – ANO 4 ,Nº
18
|
sábado, 16 de abril de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário