Origami é a junção da palavra “ori” que significa dobrar e “kami” que significa papel. Esta arte popular tradicional japonesa de dobradura de papel começou no século XVII e se popularizou em meados do século XIX. Desde então, o origami tem evoluído para uma forma de arte moderna. O objetivo desta arte é transformar uma folha plana de papel em uma escultura acabada através de técnicas de dobradura e de escultura. Mas quem disse que o origami se limita apenas ao papel?
Passeando por alguns sites encontrei grandes estilistas que se inspiram na arte do origami
Esses maravilhosos vestidos origami foram criados pelas estilistas uruguaias, Mercedes Arocena e Lucia Benitez para o seu projeto de tese. Durante sua pesquisa sobre as civilizações do passado, elas descobriram que a maioria das peças de vestuário foram construídas a partir de retângulos e quadrados. Isso as inspirou na criação desta linha chamada “Nintai” que significa “paciência” em japonês, utilizando figuras geométricas como base de desenvolvimento para estes vestidos origami.
A modelagem utiliza os aspectos do origami tais como dobraduras e a formação de estruturas geométricas feitas inteiramente de tecido, e alguns dos vestidos tem cerca de 200 módulos, o que significou muitas horas de corte, dobragem e muita paciência para confeccioná-los. Veja a incríveis coleções da dupla uruguaia no Behance. Embora seja uma arte do século XVII, o origami quando utilizado na moda é capaz de criar roupas e acessórios com um design super moderno e original.
A antiga arte do origami inspira estilistas na criação de roupas esculturais de vanguarda stylo urbano-5