terça-feira, 14 de junho de 2016

Para divulgar minhas boas práticas para outras PEIs, enviei o seguinte convite: 



Origami...  o que tem a ver com a Matemática, História, Geografia, Ciências,  Português...?
Querem saber de uma coisa? Eu descobri como esta misturinha pode dar certo...
 Como? Venham fazer parte!
  Envolvam-se e comentem.

Para isso acessem: historiaseorigami.blogspot.com.br.



quarta-feira, 8 de junho de 2016

                                                                SIMETRIA

             Para a maioria das pessoas, a ideia de simetria está ligada mais a pensamentos sobre Arte e Natureza do que sobre Matemática. De fato, nossas idéias de beleza estão intimamente relacionada a princípios de simetria. Elas  são encontradas por toda a parte no mundo que nos rodeia.

Simetrias são encontradas, freqüentemente, na natureza: olhe para o seu corpo, olhe para as imagens em um espelho, olhe as asas de uma borboleta, as pétalas de uma flor ou uma concha do mar.

Resultado de imagem para imagens de simetria
Resultado de imagem para imagens de simetria



BorboletaResultado de imagem para imagens de simetriaResultado de imagem para imagens de simetria

          Embora seja fácil reconhecer e compreender simetrias intuitivamente, é um pouco mais difícil defini-la em termos matemáticos mais precisos. No entanto, no plano, a ideia básica é bastante clara: uma figura no plano é simétrica se podemos dividi-la em partes de alguma maneira, de tal modo que as partes resultantes desta divisão, coincidam perfeitamente, quando sobrepostas.

Podemos brincar e aprender simetria fazendo o barquinho de origami. É só seguir o diagrama abaixo.

barcos de papel - Buscar con Google:

As Obras de Maurits-  Conhecer as obras do artista holandês  Maurits Cornelis Escher é facilitar o processo de ensino e aprendizado de simetria, onde encontramos  bons exemplos de simetria aplicada às artes e grandes exemplos para a Matemática.
 


Obra de Maurits Cornelis Escher.- https://nerdice.com/deuses-nerd-o-reflexo-de-escher

Maurits não era apenas um artista maravilhoso em seus trabalhos por conseguir harmonizar as formas e conceitos, mas também por mais tarde ser considerado um grande matemático.

Gostaram?  Foi um grande momento entre a Arte e a Matemática. Muitos dos alunos ficaram impressionados com a relação do origami com a Matemática.

Valeu professora Keyla!!!!

Bjo e até qualquer momento.


Sueli e Darci





sexta-feira, 3 de junho de 2016

A matemática e o Origami!




Hoje na minha aula de "Eletiva Histórias e Origami" os alunos aprenderão que durante a confecção de um Origami, vão surgindo figuras geométricas como triângulos e quadriláteros, além de múltiplas linhas de simetria dentro da mesma figura, que podem ser perfeitamente utilizados para ensinar noções de retas perpendiculares, classificação de figuras quanto ao número de lados, entre outros.
O estudo da Geometria, no seu sentido mais abrangente, trabalhado através de construções planas e espaciais, com auxílio do Origami, pode portanto fornecer oportunidades de exploração que permitam investigar, descrever e descobrir as propriedades destas construções. Pode também ampliar as possibilidades da percepção e exploração do espaço, pontos estes essenciais na leitura e entendimento do mundo em que vivemos. De acordo com REGO et al (2003, p. 18): 
Claro que eu sendo Professora de Português não tenho domínio nesta matéria, e para que a aula tenha sucesso irei contar com nada mais, nada menos que uma especialista no assunto... a minha PCG Keyla Cristina Borgato para trabalhar com  figuras geométricas: 

Ângulos;
Polígonos;
Circunferência; 
Simetrias;
Construções geométricas e  
Poliedros



Os alunos irão conhecer e reconhecer  figuras geométricas no seu cotidiano. E o melhor jeito de se aprender  é na prática, por isso.... mãos à obra!!!!

Logo mais posto as fotos!!!!

Beijos da Prof Sueli...